RECEITAS DE COMO FAZER BRIGADEIRO GOURMET

“O brigadeiro gourmet é a sensação do momento, suas receitas exclusivas tem conquistado os paladares mais exigentes por onde passa.”

Hoje é comum lermos em jornais, blogs e revistas que estamos na era da gourmetização, sendo isso motivo de brincadeiras e memes na internet.

Como não poderia ser diferente, o brigadeiro não ficou de fora dessa. Batizado de brigadeiro gourmet, o doce conquista quem experimenta, inclusive os mais incrédulos.

caixa de brigadeiros gourmet
Caixa com variados brigadeiros gourmet.

A diferença da receita de brigadeiro gourmet para o tradicional brigadeiro de panela está basicamente nos ingredientes, na ousadia e criatividade do cozinheiro.

Os ingrediente devem ser de qualidade, quando se fala em gourmet espera-se produtos da melhor qualidade para proporcionar uma experiência gastronômica única.

Por exemplo, para fazer brigadeiro gourmet é utilizado chocolate belga ou suíço, que estão entre os melhores do mundo, manteiga francesa (possui maior teor de gordura), creme de leite fresco, entre outras coisas que tornam o brigadeiro mais saboroso.

😎 #DICA: escolha panelas de tamanho médio com a espessura do fundo mais grossa, panelas de ferro fundido são uma ótima escolha. Utilize a boca pequena do fogão e fogo baixo pois o chocolate puro é delicado e queima com facilidade.

Este é o segredo da receita de brigadeiro gourmet. Mas não para por ai, tá liberado o uso da criatividade e a criação de novos sabores e misturas

Separei diversas receitas de brigadeiro gourmet nesse artigo, mas antes de falar delas quero te mostrar como é que funciona o comércio de brigadeiros.

Brigadeiro Gourmet para Empreendedores

Para quem deseja trabalhar fazendo brigadeiro gourmet, o mercado está em alta mesmo com a crise. Como comentei no artigo Como Vender Doces, o brigadeiro gourmet é uma ótima opção para quem quer iniciar um negócio ou ganhar um dinheiro extra.

Ao invés de reclamar e ficar desanimado com o rumo que o país está tomando, por que não arregaçar as mangas e correr atrás? A verdade é dura mas deve ser dita, ninguém fará nada por você a não ser você mesma, porém, eu te guiarei nessa jornada.

O primeiro passo é entender a importância de se qualificar como confeiteiro para otimizar os resultados e faturar mais.

O brigadeiro gourmet é um doce fácil de fazer e que tem vendido muito bem. Considere fazer ao menos um curso de brigadeiro gourmet, isso te ajudará a obter segredos e técnicas que poucas pessoas tem acesso e melhorará o resultado final de suas receitas.

Hoje existem cursos em vídeos que ensinam passo a passo as melhores receitas de brigadeiro gourmet com uma grande variedade de receitas e sabores. Além disso, dão dicas de como montar embalagens, organizar o seu negócio e de como lucrar mais com a venda de doces.

Se você quer ganhar uma renda extra ou já está atuando na área, lembre-se que em qualquer ramo de negócio é preciso se atualizar e estar em constante aprendizado, conhecendo as novidades e tendências do setor, portanto, se especializar é fundamental.

Receita de Brigadeiro Gourmet

Vamos a receita e aprender a fazer brigadeiro gourmet! 

Ingredientes:

  • 200 gramas de chocolate Callebaut meio amargo
  • 1 lata de leite condensado (Preferência da marca Nestlé)
  • 1 caixa de creme de leite (Preferência da marca Nestlé)
  • Splits de chocolate Callebaut para cobrir

Modo de Preparo:

Adicione todos os ingredientes em uma panela e misture até atingir uma massa homogênea. Leve a panela ao fogo brando “baixo” e continue mexendo, sem parar, até o final.

Assim que o brigadeiro começar a desgrudar do fundo e tiver consistente é a hora de desligar. Mesmo com o fogo desligado continue mexendo, isso dará mais brilho e consistência.

Para pegar o ponto do brigadeiro é só com a experiência, mas cozinheiros experientes dizem que o brigadeiro tem ciclos, começa fervendo devagar, depois rápido e volta a ferver devagar. Esse é o ponto correto para desligar, assim que acabar o ciclo devagar, rápido e devagar novamente.

Deixe a massa do brigadeiro descansando por 6 horas antes de enrolar. 

Por fim, enrole o brigadeiro e os cubra com os splits de chocolate.

😎 #DICA: unte com pouca manteiga a forma para a massa não absorve-la. Não utilize manteiga nas mãos para enrolar o brigadeiro gourmet, ao invés, utilize água gelada para deixar as mãos úmidas na hora de enrolar.

receitas de brigadeiro gourmet
Receita de brigadeiro gourmet com splits de chocolate.

Avisos e Recomendações Importantes:

  1. não use margarina, se não tiver manteiga faça sem mesmo.
  2. não utilize gema de ovo, farinha, maisena ou amido de milho.
  3. não utilize chocolate de baixa qualidade como fracionado e hidrogenado, escolha produtos que contenham manteiga de cacau.
  4. quando estiver mexendo a massa do brigadeiro, não pare por nada.
  5. não troque o chocolate por achocolatado.

😎 #DICA: use uma colher de madeira para mexer e só a utilize para essa finalidade, evitando assim passar o cheiro de outros alimentos para o brigadeiro gourmet.

Receita de Brigadeiro Gourmet Branco

Para fazer o brigadeiro gourmet branco, basta trocar o chocolate amargo pelo chocolate branco.

Como o chocolate branco tem mais gordura, muitos blogs por aí recomendam a utilização de uma gema de ovo, não faça isso!

Apenas tenha paciência e mexa até alcançar o ponto correto. Se não conseguir mexer por muito tempo, utilize uma batedeira manual.

brigadeiro branco
Receita de brigadeiro branco com chocolate granulado branco.

Receitas de Brigadeiros Diferentes

As receitas de brigadeiro gourmet não param por aí, podemos criar diversos sabores novos, veja alguns exemplos de brigadeiros diferentes que fazem sucesso:

brigadeiro de pistache
Deliciosa receita de brigadeiro de pistache.
receita de brigadeiro de limão
Receita deliciosa de brigadeiro de limão.
brigadeiro crocante
Brigadeiro crocante ao leite.
brigadeiro de nozes
Brigadeiro de nozes pecan.
brigadeiro de damasco
Brigadeiro branco com damasco.
brigadeiro recheado
Brigadeiro recheado de morango, tem feito muito sucesso.

Esses são alguns tipos apenas, existem muitos tipos de brigadeiros diferentes. Nada impede você de criar o seu sabor!

 

Saber todas essas receitas é importante mas não é suficiente, para melhorar a qualidade, sabor e aspecto de seus doces, você precisa conhecer as técnicas e macetes de confeiteiros profissionais. Por isso é tão importante ser um especialista em doces.

Receita Brigadeiro de Panela

Para aqueles que só desejam saborear um doce caseiro, a receita do brigadeiro de panela é super fácil fazer.

Para fazer o brigadeiro de panela você precisará:

  1. Uma lata de leite condensado
  2. Chocolate em pó (pode ser achocolatado)

Modo de preparo:

Como você observou eu não utilizo margarina nem manteiga, acho desnecessário. Coloque os ingredientes em uma panela, mexa sem parar em fogo baixo. Observe o ponto que deseja, mais mole ou mais durinho. Note que depois de esfriar ele sempre engrossa um pouco.

receita brigadeiro de panela
Brigadeiro de Panela

Uma dica é fazer casadinho. Eu faço da seguinte maneira, coloco metade do leite condensado, mexo até o ponto e coloco em um prato. Depois coloco o restante misturado com chocolate e faço o brigadeiro. Dessa forma fica metade branco, metade com chocolate.

receita brigadeiro de panela casadinho
Brigadeiro de Panela Casadinho

Brigadeiro de Colher (Brigadeiro no Potinho)

Uma variação que tem feito muito sucesso em festas como lembrancinha é o brigadeiro de colher, também chamados de brigadeiro no potinho ou brigadeiro de pote.

É muito importante estar atenta as novidades do mercado, você terá que aprender como se manter atualizada para as novas tendências. 

A única diferença é que a receita de brigadeiro de colher é colocado em um pote para ser consumido com uma colher. Todo o processo é o mesmo de qualquer receita de brigadeiro. Você pode desejar deixar a massa mais mole, para isso é só tirar antes do fogo.

Como vem geralmente em potinhos de vidro, é uma opção excelente em festas como lembrancinha. Você pode personalizar, colocar uma etiqueta de agradecimento, a data e o que mais você desejar.

Os sabores podem ser os mais variados, visto que é apenas despejar a massa de brigadeiro no potinho. Para colocar como sobremesa, podem ser utilizados copinhos de plástico para facilitar ou qualquer recipiente que você julgar adequado para a ocasião.

Há quem ainda utilize colheres para colocar o brigadeiro, depois jogam a cobertura por cima, é apenas uma variação do brigadeiro no potinho, de qualquer maneira as pessoas deverão comer o brigadeiro com a colher.

 

brigadeiro de copo diversos
Brigadeiro de copo para festas.
brigadeiro de copinho com colher
Brigadeiro de copinho, elegante e sofisticado.
brigadeiro de colher no pote
Brigadeiro de colher no pote de vidro.
brigadeiro de colher
Brigadeiro de colher comestível.
lembrancinha brigadeiro de colher.
O brigadeiro de colher no pote de vidro é uma excelente opção para lembrancinha de festas.

Embalagem para Brigadeiro Gourmet

Outro ponto importante quando o assunto é brigadeiro gourmet são as embalagens. Além da forminha de papel padrão que é utilizada no brigadeiro normal, utiliza-se alguma outra mais sofisticada.

Isso agrega valor ao produto, existem pesquisas que demonstram que os consumidores preferem produtos mais apresentáveis e acham justo pagar mais por isso.

Dessa forma, você consegue compor kits sofisticados com diferentes tipos de brigadeiros gourmet e embalagens elaboradas. Veja alguns exemplos abaixo:

embalagem estojo para brigadeiro gourmet

embalagem divertida tpm brigadeiro gourmet

embalagem para brigadeiro gourmet sofisicada

embalagem para brigadeiro de pote

😎 #DICA: comece oferecendo os brigadeiros aos amigos e vizinhos, leve para o trabalho ou faculdade, no começo o boca a boca será muito útil, mas não se prenda a ele, desenvolva outros métodos de divulgação.

Agora que você já sabe o que deve fazer, siga para a próxima etapa. Esse artigo lhe mostrará como vender os seus doces, como divulgar e muito mais.

RECEITAS DE COMO FAZER BRIGADEIRO GOURMET
Votos:6 / Média:4.83

33 Comments

  1. CRISTINA 06/12/2016 Reply
  2. Marisa 09/12/2016 Reply
    • melecanacozinhaAuthor 09/12/2016 Reply
  3. sonia 19/12/2016 Reply
  4. Rosana França 22/12/2016 Reply
    • melecanacozinhaAuthor 23/12/2016 Reply
      • Eliete Silva Glaze 07/01/2017 Reply
  5. Susana 31/12/2016 Reply
  6. Débora Souza 05/01/2017 Reply
  7. Tatto 06/01/2017 Reply
  8. Eliete Silva Glaze 07/01/2017 Reply
  9. Taiani 08/01/2017 Reply
  10. Juliana 17/01/2017 Reply
  11. maria 19/01/2017 Reply
  12. maria 19/01/2017 Reply
  13. Noelly OLiveira 19/01/2017 Reply
  14. Bruna 22/01/2017 Reply
    • melecanacozinhaAuthor 22/01/2017 Reply
  15. ROSANA SILVA 24/01/2017 Reply
  16. Maria Alice Saraiva Lopes 25/01/2017 Reply
    • melecanacozinhaAuthor 26/01/2017 Reply
  17. Claudia 27/01/2017 Reply
    • melecanacozinhaAuthor 27/01/2017 Reply
  18. jacilene mondo 27/01/2017 Reply
    • melecanacozinhaAuthor 27/01/2017 Reply
  19. leidiane brito 29/01/2017 Reply
  20. Cláudia Dias 30/01/2017 Reply
  21. Eduardo 02/02/2017 Reply
  22. liziane 03/02/2017 Reply
    • melecanacozinhaAuthor 03/02/2017 Reply

Deixe seu Comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *